Entrevista com o Autor: Lilian Farias

Olá, pessoal!

A seguir, a entrevista com a Lilian Farias, autora de Encontros para Liberdade



Graduada em Letras Português pela UPE – Universidade de Pernambuco, pós graduada em Linguística pela POSEAD, membro correspondente da ALTO – Academia de Letras de Teófilo Otoni. E membro da UBE – União Brasileira de Escritores de Petrolina. Escritora do Livro Encontros para liberdade e criadora do blog: http://lilianpoesiablogs.blogspot.com. Educadora de profissão e poetisa de paixão!




Entrevista

Primeira parte: A ideia

01. “Encontros para Liberdade” parece ser um romance singular. Como veio à sua mente escrevê-lo? Algum acontecimento em específico a inspirou?
Sim. Lembro-me de que na Faculdade Claudete Galvão, professora Mestra em Literatura, solicitou a classe que construísse um texto que trouxesse elementos de Fluxo da consciência. O primeiro capítulo do livro foi o tal texto, mas não parei nesse texto, eu nunca mais parei a minha “caneta”.

02. Você buscou inspiração em algum(ns) autor(es)? Qual(is)?
Sei que nossa escrita é influenciada por nosso grupo ideológico, então não posso fugir dessa regra. Meus mestres inspiradores são: Clarice Lispector, Martha Medeiros, Raquel de Queiros, Lya Luft, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Jung, Clarissa Pinkola Estés, Castro Alves, Machado de Assis, Raul seixas, Zé Ramalho etc.

03. Por que optou pelo tema da liberdade? Qual a importância dele para você?
Costumo dizer que a temática liberdade é uma observação desde a infância. Vejo a sociedade tão presa a padrões de sobrevivência e pensamentos que a temática passou a chamar minha atenção. O homem, apesar de não se portar como tal, faz parte da natureza, ele possui instintos e é um animal. Quebrar os elementos de nossa essência é aprisionar a alma, é viver como um pássaro engaiolado. E diante disso tudo, temos a literatura para ser a chave, um caminho, uma luz no fim do túnel. 

* * * * *

Segunda parte: O livro

04. Fale um pouco sobre as personagens principais da narrativa, Dolores e Clarice (por que escolheu duas mulheres, o que elas representam, quais suas principais características etc).
Dolores e Clarice é uma surpresa gostosa, mas é necessário ler o livro para compreender melhor. A escolha de duas mulheres é uma condição bem profunda, pois eu gosto de falar das mulheres, elas possuem o útero, o seio, o dom materno. E essa condição está bem atrelada ao livro “Mulheres que correm com os lobos”, que não é um livro feminista, mas que se utiliza do patrimônio feminino para nos fazer refletir sobre nossa essência. 

A escolha de duas mulheres como personagens centrais é um segredinho que só quem lê descobre... rsrsrsrs.

Mas o oposto será a união das duas. 

05. Por que optou pela metáfora das borboletas em seu livro?
Eu gosto da metamorfose. Gosto de saber que depois da metamorfose sai uma borboleta que pode voar e que embeleza o mundo.

06. Além da liberdade, outros temas são enfatizados em “Encontros para Liberdade”? Cite alguns.
Falo de relacionamentos: pai e filho; homem e mulher; a dor de perder e a dor de deixar de ter, ou deixar de ser.

07. O livro é um romance, todavia apresenta traços de poema. Isso foi proposital?
Traços de poema é a minha característica, mas sim, foi proposital. Numa visão bem intimista, eu acredito que a vida é um poema gostoso e com problemas gramaticais!

* * * * *

Terceira parte: A autora


08. Conte-nos um pouco sobre você (gostos, desgostos, hobbies...). Estamos ansiosos para conhecê-la melhor.
Sempre tenho problemas em falar sobre mim. Gosto quando os outros falam! rsrsrs.

No geral sou uma pessoa que não sabe o que quer. Assustou? Ok!! Deixa eu explicar! A sensação de saber exatamente o que se quer me deixa em uma posição de planejamento futuro pronto e acabado. Lembro-me de que quando apreciava dos meus 15 anos, sonhava em fazer faculdade de direito. Fiz letras e hoje não possuo a mínima vontade de ser advogada ou coisa parecida. O mais engraçado é que naquela época tudo já estava planejado, até o que eu iria vestir! 

Há três anos queria me dedicar ao setor administrativo, mesmo cursando letras. Há dois anos estava convicta de ser professora. Hoje eu sou educadora, mas nem sei se vou me dedicar de fato ao âmbito escolar. Gosto de ler e escrever. Quero colocar uma mochila nas costas e conhecer toda história da América latina que não vi na escola e nem nos livros! Sendo a pessoa Lilian Farias é complicado saber o que se quer com tantas possibilidades para serem degustadas! Mas essa é a mulher, menina, sonhadora Lilian Farias.

09. Se pudesse escolher somente um livro para ler eternamente (fora o seu, rs), qual seria? Por quê?
Putz! Só um?!?!?!

Existem alguns livros que eu leio todos os anos, que são: O pequeno príncipe, A fada que tinha idéias, Mulheres que correm com os lobos e A hora da estrela.

Posso ficar com as quatro opções? 

10. “Encontros para Liberdade” é sua primeira publicação, certo? Como está sendo a experiência? E o retorno dos leitores?
Da data de lançamento até hoje, eu posso dizer que ainda é cedo para falar da minha relação com os leitores. Mas claro que eu já senti um feedback de alguns leitores e afirmo, mesmo que precocemente, que a sensação tem sido super gostosa. Algumas pessoas deixaram “Encontros para liberdade” entrar nas entranhas, nas células, na alma. Alguns depoimentos me deixam emocionada, como: “Dolores mudou a minha vida!”

Isso me coloca em uma posição de “poder”, pois acabo descrevendo a dor do outro, a alegria, a própria essência. E nesse momento “Encontros para liberdade”, bem como um filho, cria vida própria. Deixa de ser palavras de “Lilian “ e passa a ser de quem o “mastiga”. E me retira a tal sensação de poder e me deixa refém dos leitores. 

11. Está escrevendo algo no momento? Um novo livro, talvez?
Estou escrevendo um novo livro. E cultivando o sonho de publicar minhas poesias também!

12. Deixe uma mensagem para quem ler esta entrevista. Fique livre para promover seu livro, se quiser.
Primeiro Desejo a todos boas festas e que aproveitem esse novo ano que nos brinda. Pedirei para vocês lerem Encontros para liberdade que pode ser encontrado no site da editora www.editoramultifoco.com.br, mas se alguém o quiser autografado entre em contato pelo email: lilianfarias_educadora@hotmail.com. Também para visitarem meu blog http://lilianpoesiablogs.blogspot.com e conhecerem meus textos. Por fim deixo aqui uma poesia que gosto muito:

Sessão solista

Chega um tempo onde é necessário renovar as esperanças. Nosso corpo grita, implora e é forçoso ouvi-lo!
Chega um tempo em que devemos dar um chute na solidão e emoldurar o sofrimento! 
Em dias, onde amar a si próprio é démodé: o próximo dizimou!
Em dias, onde o único cigarro, que intoxicou seu pulmão, é o prazer: o sol não raia!
É a hora das vozes heróicas despertarem para uma nova jornada!
É a hora de fazer o papel principal: Você, nós!
Reencontrar com o passado não precisa ser um fardo
Encontrar o presente é assustador, potencialize e destaque a audácia!
Vislumbrar o futuro é uma arte...
Ame;
Tente;
Viva;
Reviva;
Morra;
Renasça;
Erre; 
Acerte;
Proponha;
Apresente;
Ame...
Hoje não é “um dia”. 
Hoje é o inédito tomando forma nas cinzas do passado!
Hoje é o dia de renovar as ideias.
Hoje é o dia de variar as emoções.
Hoje é o dia de ser feliz.
Hoje é o dia de amar sua gloriosa história.
Hoje é o dia de dizer para eles que você os ama!
Hoje é o dia de ler um livro: pode ser manual de trator se desejar!
Hoje é o dia de criar um novo método para ouvir
Hoje é o dia da escutatória própria!
Hoje é o dia de sorrir!
Tenha um bom dia!

Lilian farias
29/06/2011


* * * * *

Essa é a Lilian. O que acharam?

7 comentários:

  1. Ain...

    quero ler este, tipo, agora

    Matheus

    ResponderExcluir
  2. ✎Adorei!
    Não sabia que a Lilian já tinha um livro! Super D+! Mais um pra minha listinha de desejos! ☺
    ✔ Encontros para Liberdade
    Abraços...
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nós gostamos muito das suas Obras, Você sabe! É graças a elas que te #Seguimos, #Indicamos, #Divulgamos...! Conte sempre conosco e
    #BoasFestas!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista. A Lilian parece ser muito fofa!
    com certeza este livro vai pra minha lista de desejos.
    Vlw pela dica e pelas informações. É sempre bom poder saber um pouco mais sobre nossos autores.

    ResponderExcluir
  5. Super fofa!!!
    :D
    Adorei ela.. Gostei da história do livro tambem.
    http://anamenires.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página