Entrevista com o autor: Kézia Lôbo

Olá, amigos e amigas! Andei sumida e, infelizmente, não terei muito tempo próxima semana também (várias provas e trabalhos). Todavia, quinta-feira entro de férias e tratarei de recompensá-los. :)

Hoje, trago-lhes a segunda edição do Entrevista com o Autor do Recanto. A entrevistada é ninguém menos que Kézia Lôbo, autora de O Coração de Salatiel






Sou paraense de nascimento, mas gaúcha de coração. Leitora compulsiva, cinéfila, chocólatra e fã da net. Sou uma adoradora de Deus, amo meus amigos e minha família. Autora de O Coração de Salatiel e escrevendo a Saga Anárïon.





Entrevista




Primeira parte: A ideia

01. Como surgiu a ideia para escrever “O Coração de Salatiel”?
Surgiu com a insatisfação na minha faculdade e queria largar o curso, mas não sabia o que poderia fazer e, como sempre, rabisquei alguns poemas, e sempre bolava algumas histórias, então decidi colocar uma dessas histórias no papel para saber se conseguiria terminar, e no fim acabou dando certo.

02. Ambientar uma história num período diferente do que vivemos – neste caso, na Idade Média – certamente requer muita pesquisa e estudo. Como colheu as informações para a obra? Quais fontes foram de maior utilidade?
Muita coisa pesquisei no Google e li um artigo sobre a cultura medieval, essa parte foi bem trabalhosa até, mas nem tanto, porque já vi muitos filmes medievais, e já li livros também, então não ficou tão difícil escrever uma história em uma época diferente. Mas as minhas referências mesmo eram os filmes medievais, porque está tudo ali.

03. Em quais autores/obras se inspirou para escrever seu livro?
Lewis e Tolkien, os dois são as minhas principais referências para um mundo medieval e cheio de magia.

* * * * *

Segunda parte: O livro

04. Fale um pouco sobre os Elementais. Por que os escolheu como seres de destaque em “O Coração de Salatiel”? O que a fascina neles?
Quando decidi escrever estava todo mundo fascinado pelos vampiros, então escolhi uma temática diferente para o livro, pra fugir do popular e, como sou fã dos dominadores, decidi criar uma história em que eles estivessem inseridos.

Os quatro elementos me fascinam, principalmente por ter todo um misticismo envolvido, acho que existe um leque de opções para uma história dos elementais, e isso é muito bom.

05. O que acha da personagem principal, Lenora? Ela possui características baseadas em você?
Lenora é uma pessoa preocupada com os outros, com a família e que gosta da vida que tem, o que ela mais deseja é paz e ser feliz, por ser preocupada com as pessoas é que ela aceita as mudanças na vida dela, mas não esquece os sonhos que tem.

A única característica que Lenora tem baseada em mim é a preocupação com a família, natureza e pessoas, demais não tem nada a ver comigo!

06. O que podemos esperar do seu livro (magia, aventura, amor...)?
O Coração não é um livro inovador, ele é bem comum até, com temas clichês, mas que traz um pouquinho de tudo, aventura, magia, amor, perdão, cuidado com a natureza, amizade. E tenta passar algumas lições importantes que podemos pegar para a vida.

07. Como foi a experiência de publicar numa editora jovem como a Dracaena?
Foi bem legal, até porque a Editora foi muito atenciosa e prestativa e deu todo apoio para a publicação da obra! E teve uma repercussão bem legal, muito mais do que eu imaginava.

* * * * *

Terceira parte: A autora

08. Fale-nos sobre a mente por trás de “O Coração de Salatiel” (quem é você, de que gosta, de que não gosta...)?
Sou uma pessoa tranquila, livromaníaca, cinéfila e gosto de tudo relacionado a arte, valorizo os amigos e família, acredito demais em Deus, amo piano e chocolate. E o que mais me incomoda é ver que cada dia as pessoas estão se tornando egoístas e que não pensam na humanidade, por mim ajudava todas as pessoas necessitadas do mundo.

09. Atualmente, você está escrevendo o primeiro volume da Saga Anáriön. Sobre o que é a série? Quantos livros serão?
A saga contará a história de Arisha, uma princesa humana que nasce com um pequeno problema, de todas as pessoas e raças que moram em Anáriön (onde vivem elfos, drelfs, orcs, humanos, anões e lecheers), ela é a única que não nasceu com poderes, mas é muito forte, determinada e corajosa. E para provar para todo mundo que ela não é fraca e nem uma aberração, vai se arriscar a estudar em Acádia, a melhor e mais rigorosa Academia de Anáriön, mas a vida dela vai virar uma loucura ao descobrir que ela é muito mais diferente do que imagina, e que sem saber, guarda o segredo de três espadas lendárias de uma extinta e esquecida classe de guerreiros milenares!

Serão cinco livros, todos com títulos e histórias já definidas, e quero ver se termino de escrever o primeiro livro no final de fevereiro.

Títulos: Poder Oculto, Dragões Negros, Os Imortais, Castelo de Cristal e Guerreiros de Jade.

10. Você também é blogueira. A blogosfera influiu na sua decisão de escrever? Se sim, até que ponto?
Não, porque comecei a escrever muito antes de saber que existiam blogs de literatura. Quando o livro estava quase terminado foi que descobri o universo dos blogs.

11. Como está sendo a recepção do público a uma obra de fantasia medieval brasileira?
Bastantes leitores têm gostado, e alguns acham estranho escritores nacionais escreverem livros de fantasia. Mas aos poucos os brasileiros vão aceitando os novos escritores. Ainda preciso melhorar muito para conquistar mais leitores, mas graças a Deus, o livro tem agradado muito mais do que o esperado.

12. Deixe uma mensagem para o pessoal que está lendo esta entrevista.
Muito obrigada pela oportunidade, flor. E, queridos leitores, obrigada por acompanharem esta conversa. Desejo tudo de bom pra vocês e que seus sonhos se tornem realidade!

* * * * *

E aí, o que acharam da Kézia e da obra dela? Comentem e deixem uma autora e uma blogueira felizes. :)

5 comentários:

  1. amei a entrevista, bom saber que ela se inspira em Tolkien, pois é um dos meus autores favoritos, com certeza o livro dela deve ser ótimo.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jack! *---*

    Que bom que ela se inspira nas pessoas certas, não? Então penso que podemos esperar um bom enredo, bem consistente. O livro já está na minha Wishlist. :)

    Beijos, fofa!

    ResponderExcluir
  3. Gosto dessas entrevistas, porque são com elas, que podemos crescer, e vermos nossas capacidades aprendendo....

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria
    http://www.entrandonumafria.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário, Philip! Aviso: cuidado, você pode ser o próximo entrevistado, rs. 0=D

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista. É sempre bom conhecer os autores e autoras e as curiosidades sobre o processo de criação das histórias.

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página