Resenha: A Maldição da Rainha do Rock - Mathilda Kóvak

Salve, pessoal! Há alguns dias, tive a oportunidade de ler A Maldição da Rainha do Rock, da Mathilda Kóvak, livro que ganhei num sorteio do Mágica Literária. Segue resenha para vocês. :)

Se a água acabar
Como é que a gente vai lavar
Todo o sangue que escorre
Nas ruas do mundo


Se eu não puder mais
Ver a luz do sol
Como vou saber
Se aquela é a sua sombra
A Maldição da Rainha do Rock, p. 41-42.

Informações


Título: A Maldição da Rainha do Rock
Título original: A Maldição da Rainha do Rock
Autora: Mathilda Kóvak
Gênero: Romance, ficção
Editora: Escrita Fina
Edição: 1ª ed.
Ano de publicação: 2011
Páginas: 116 p.
Sinopse: Suspense. Paranormalidade. Terror. Humor. Terrir... e muito rock'n'roll. Esses são os ingredientes desta que é a primeira ópera-rock literária de todos os tempos.


Bem, a sinopse não deixou muito claro de que se trata o livro, confere? Então fico com esse encargo. Todavia, antes de falar mais sobre a história, falarei sobre a escritora. A Mathilda Kóvak é roqueira, roteirista, jornalista, paranormal, compositora e, como se fosse pouco, ainda escreve livros infantis e juvenis. Digo isso para já deixar explícito que a autora tem bom conhecimento dos dois universos nos quais a obra se concentra: rock e paranormalidade.

Feito isso, vamos à história: Tata é uma adolescente aficionada por rock. Uma noite, sai de casa sem o consentimento da mãe para prestigiar o show de seu grande ídolo: Samantha Fortune, a Rainha do Rock. Samatha é uma figura repleta de mistérios. 

Para ver a estrela mais de perto, Tata sobe numa torre de luz. Após um acorde particularmente agudo da artista, a menina é atingida por um raio e jogada longe. Pouco tempo depois, acorda quase ilesa no hospital - com exceção do fato de que fica fluorescente quando tem muita sede. 

Transcorridos alguns meses, no dia de seu aniversário de catorze anos, Tata recebe um presente misterioso: uma guitarra prateada. Imediatamente, toma gosto pela guitarra e, logo, está tocando e compondo músicas freneticamente. As coisas ficam mais estranhas quando uma de suas composições sai no rádio, cantada por, vejam só, Samantha Fortune! Mas isso não é possível, afinal, a garota não mostrou a letra a ninguém! E agora? Algo bastante misterioso está acontecendo e Tata precisa descobrir o que é. 

Ah, apaixonei-me pela diagramação desse livro! Ele é bem pequeno e fino (só 116 páginas). A capa é interessante e retrata bem o estilo da narrativa. No interior da obra, encontramos várias ilustrações com os olhos da Samantha. 

Quando recebi o livro, resolvi dar uma pausa nos romances sobrenaturais para ler algo mais leve e infantil. A leitura foi rápida e envolvente. Não gostei de um personagem em particular, mas, sem dúvida, odiei Miss Fortune. Ela é a típica diva em decadência que faria tudo - tudo mesmo - para manter o sucesso. Página após página, de uma figura a ser admirada, transforma-se num monstro. Sim, é o rostinho dela que vemos na capa, atrás da Tata.

Tata é uma jovem independente demais para sua idade. A forma como ela age como bem quer, a despeito da vontade da mãe, não me agradou. Dona Edna (mãe de Tata) é uma mãe superprotetora, sem moral e facilmente influenciável. Além disso, ela tende a dar surtos com frequência. Ademais, temos um triângulo amoroso, fantasia e várias perguntas a serem respondidas no decorrer da obra.

O que mais me agradou em "A Maldição da Rainha do Rock" foram as referências ao rock, sua cultura e seus artistas. O enredo, embora legal, não me convenceu totalmente. A meu ver, a trama poderia ser explorada de outra forma, ter explicações melhores para alguns fatos. 

Confesso que fiquei com os olhos brilhando quando descobri uma singela referência à musa da música, Euterpe, na obra da Mathilda. Como já devem saber, sou uma amante das musas gregas (Recanto de Calíope e tal). Também gostei das letras compostas pela Tata (coloquei o começo da minha favorita no início deste post).

É isso. Meu parecer é que A Maldição da Rainha do Rock é uma história divertida e de rápida leitura. A Escrita Fina está de parabéns pelo design do livro. Só achei um erro de digitação. O único pecado está em alguns pontos do enredo. Alteraria algumas partes, se pudesse. Mas, no geral, não me arrependi da leitura. Recomendo para quem busca algo leve e mais juvenil. 

Para encerrar, deixo-lhes o trailer do livro.


Avaliação: ★★☆☆

Agradeço ao Mágica Literária e à Escrita Fina pela oportunidade de ler o livro. Peço desculpas se fui muito crítica, mas sou um pouco exigente. Acredito que críticas construtivas podem fazer uma diferença positiva. Abraços para vocês!

5 comentários:

  1. Oi Fátima!

    Eu achei muito interessante a estória desse livro, bem o tipo que eu adoro, com aventura, fantasia e infanto-juvenil! Fechou o pacote! rsrs Adorei a resenha!

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oba, você resenhou o livro! \o/

    O livro é realmente muito bonito, adorei a diagramação! Também acho que a autora podia ter estendido alguns pontos da história, mas no mais é um livro excelente!!

    Abração,
    Paty Algayer
    http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro. Mas pela sua resenha ele realmente parece ser divertido.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, confesso que esse livro no geral não chama muito a minha atenção. Acho a capa bem bonitinha, porém não passa disso. Adorei a sua resenha, foi bem objetiva :)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas adorei.
    Quanta criatividade ^^
    Raios, música, rock, amei!
    parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página