Resenha: Não deixe o sol brilhar em mim - Evandro Raiz Ribeiro

Saudações! 

A resenha de hoje é do livro Não deixe o sol brilhar em mim, do Evandro Raiz Ribeiro, autor nacional. Li a obra do Evandro através do Book Tour que o autor está promovendo. Bem, o livro finalmente chegou aqui, li-o e, agora, trago-lhes meu parecer. 

Não queria gritar - não, ele não gritaria - mas foi involuntário. [...] Quem quer que tenha feito aquilo, ainda podia estar por perto. Correu o quanto pôde até encontrar um lugar movimentado.

[...]

Valquíria entrou em casa novamente pelos fundos. Tirou a roupa manchada de sangue e a escondeu, foi até o banheiro e se olhou no espelho, estava toda suja. Limpou-se o quanto pôde, pois tinha sangue nas unhas, no rosto, no braço.

Não deixe o sol brilhar em mim, p. 116.

Informações

Título: Não deixe o sol brilhar em mim
Título original: Não deixe o sol brilhar em mim
Autor: Evandro Raiz Ribeiro
Gênero: Fantasia, ficção, romance
Editora: Dracaena
Edição: 1ª ed.
Ano de publicação: 2011
Páginas: 312 p.
Sinopse: Em Não Deixe o Sol Brilhar em Mim o autor volta no tempo em um acerto de contas com o passado. Misturando reminiscências de sua infância com ficção, conta a história de Dennis e Valquíria, dois pré-adolescentes perdidos na solidão de suas vidas, cada um preenchendo o vazio existencial que há no outro em meio aos anseios da adolescência, descoberta do primeiro amor e amizade sincera. Porém Valquíria tem um segredo terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é uma história de vampiros diferente em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.

* * * * *

Sabe aquela história de julgar um livro pela capa? Faço muito isso, embora tente não fazer. Mais ainda: julgo livros por sinopses. Ao realizar esse julgamento antecipado, vivo cometendo erros. Às vezes me decepciono; outras, surpreendo-me. 

No caso de Não deixe o sol brilhar em mim, devo confessar que me surpreendi. Num primeiro momento, não considerei o enredo tão promissor. Para mim, era mais um romance envolvendo vampiros, algo que não acrescentaria muito ao tema. Enganei-me. Vocês verão por quê.

Valquíria é uma moça de trinta anos congelada num corpo de garota de treze. Isso em razão de, no início da adolescência, ter sido transformada em vampira. Desde então, sua vida mudou drasticamente. Ao longo das décadas, enquanto seu irmão gêmeo Adam envelhecia, Val buscava um sentido para sua existência. 

Dennis é um nordestino de catorze anos que se vê órfão cedo demais. Sozinho, é obrigado a ir morar com os tios no ABC Paulista. A mudança não melhora sua vida, uma vez que sua tia não o quer em casa e fará de tudo para se livrar dele. Além disso, o menino sofre preconceito na escola. A única coisa que o impede de voltar para sua cidade natal é uma linda morena de olhos azuis que conhece na praça. A partir desse momento, a jovem de cabelos escuros - Valquíria - passa a ser o motivador para que Dennis fique em Santo André. 


Sozinhos, Dennis e Valquíria encontrarão apoio um no outro para seguir em frente, a despeito das adversidades. Logo, uma singela amizade se transforma em amor. Contudo, Valquíria guarda um grande segredo, que Dennis descobrirá da pior forma possível.

Nossa, gostei mais de Não deixe o sol brilhar em mim do que poderia imaginar. A capa é bonita, embora não tenha muito a ver com o estilo do livro. Nela, Valquíria é loira e tem olhos quase amarelos. Na verdade, como já disse, a personagem tem cabelos morenos e olhos azuis. Além de que, com certeza, ela não se vestiria como a moça da capa. 

No começo da história, entendemos por que o Evandro colocou o título que colocou na obra. A explicação do autor é bem interessante. Sua inspiração veio de um filme sueco. 

A narrativa se dá em terceira pessoa, com foco na visão de Dennis, e transcorre em 1976. Valquíria se tornou minha personagem favorita. Ela é doce, sincera, realista. Apesar de ter trinta anos, aparenta ser uma adolescente que pouco sabe do mundo. De fato, ela não sabe fazer coisas simples como pegar um ônibus ou pagar contas. Dennis, pacientemente, ajuda-a, apaixonando-se por sua simplicidade.

Ao se aproximar de Dennis, Valquíria decide fazer dos inimigos do garoto suas vítimas. Afinal, ela precisa se alimentar. Pelo menos estava fazendo bem ao menino - era o que pensava. Entretanto, a polícia está atenta aos assassinatos e ataques estranhos. Há capítulos que mostram o andamento das investigações.

Mais uma vez, não acertei o final da história. Narrações desse tipo geralmente são bem previsíveis, mas o desfecho conseguiu fugir ao lugar-comum e surpreender. 

O único ponto negativo que tenho a destacar são os muitos erros gramaticais encontrados no livro. Os mais recorrentes são vírgulas em lugar de pontos finais. Nada que uma boa revisão não possa resolver, todavia. 

Book trailer de Não deixe o sol brilhar em mim:


Avaliação: ★★★★

Agradeço ao Evandro pela oportunidade de ler sua obra. Gostei muito. Toquei-me pelos dramas dos dois jovens. A forma com que você conta a história é inovadora, bela e conquistadora. 

7 comentários:

  1. Oi Fátima!
    Adorei a resenha! Quero muito ler esse livro (to participando de uma promo para ganhá-lo) e vc só fez com ue essa vontade aumentasse ainda mais!
    Seguindo ;*
    tem promo no meu blog, passa lá!
    Bjoo ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/2012/01/promocao-breve-segunda-vida-de-bree.html

    ResponderExcluir
  2. Fátima adorei a resenha!
    Confesso que estou louca para ler esse livro. Tenho lido bastante resenhas positivas sobre ele.
    Amanhã volto aqui para participar da promo. Pode deixar que ajudo a divulgar sim amore!
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fátima!
    Obrigado pelo apoio e pela ótima resenha. Infelizmente é muito difícil deixar um livro impecável, sem erros de digitação, acentuação, pontuação etc... Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, passou por várias revisões, e quando se conserta um ponto, eis que se faz erros em outros que já estavam perfeitos.São mais de 85.000 palavras e nem eu mesmo tenho mais paciência para reler e encontrar erros. Um exemplo da dificuldade de se fazer revisões impecáveis, está numa entrevista do Jô Soares com o Pedro Bial que encontrou um erro de concordância na primeira página de um dos livros do JÔ, se não me engano "O Homem que Matou Getúlio Vargas". Jô Soares é um escritor experiente, que mesmo antes de escrever romances, já era colunista de várias revistas e escrevia os textos de seus programas e peças. Além disso, conta com uma equipe extraordinária para fazer a revisão de seu livro. Entretanto, lá estava o erro de concordância na primeira página. Claro que não quero usar isso como desculpa para sair escrevendo texto errados, mas deixar um livro impecável é realmente complicado.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fátima!
    Já li umas resenhas desse livro há um tempo, mas acredito que essa foi a primeira que realmente me tocou. Digo, que me despertou a vontade de lê-lo, não me lembrava que era de vampiros oh God! rsrs
    A sua resenha foi bem clara, mostrando os lados negativos e positivos do livro. E essa histórias da capa, é muito frequente não é, a protagosnista ser morena e na capa loira ou virce-versa.
    Parabéns! Seguindo

    Raquel Miranda
    Nós e Livros
    @noselivros

    ResponderExcluir
  5. Oi Fátima! Primeiramente muito obrigada por visitar meu blog, e fico satisfeita por estar conhecendo seu cantinho :)
    Eu também li Não Deixe o sol brilhar em mim através de um Book Tour realizado por um dos meus blogs parceiros, em si eu achei a obra como uma história normal, mas Evandro tem sua escrita como um diferencial! Parabéns pela resenha, retratou muito bem o que acontece no livro.

    bjs,
    Ana Lu - Ofício dos Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda tenho dificuldade em aceitar que livros nacionais são bons, então vou acreditar na sua resenha e tentar ler esse livro que aprece ser tão empolgante!

    ResponderExcluir
  7. A história desse livro é bizarra, uma mulher de 30 com um garoto pré-adolescente, tenho que ler. Loucura, loucura, loucura.

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página