Resenha: Marcada (The House of Night #1) - P. C. Cast e Kristin Cast


Bem, antes de tudo, vocês devem estar se perguntando: "Que diabos aconteceu com o layout do blog?". Haha, mudei. Claro. Mas por que mudei? Não, não foi em razão do aniversário de dois meses do blog (que foi dia 29, a propósito :D). A mudança também não se deveu ao fato de eu ser uma dessas pessoas que vive trocando de tema (acreditem, não sou. Gostava do outro. Não pretendia trocá-lo tão cedo). 

A mudança teve motivos externos. Resumindo, houve um problema com a hospedagem das imagens por parte da pessoa que fez o tema anterior. Poderia resolver isso, mas, até achar todas as imagens e hospedá-las devidamente, perderia muito tempo. Então, optei por mudar o tema. Se serve de consolo, pelo menos agora o blog não tem aquele rosa que tende a espantar alguns homens. ;)

Sem mais delongas, vamos à resenha de hoje!
Vampiros jogam xadrez? Vampiros eram nerds? E vampiras chefes de torcida estilo Barbie? Algum vampiro tinha banda? Será que os vampiros eram emos esquisitos do tipo que usam calças de garotas e aquelas franjas tenebrosas que cobrem metade da cara? Ou seriam todos que nem aqueles góticos que não gostam de tomar banho? Será que eu ia virar gótica? Ou pior, será que eu ia virar emo?
Marcada (The House of Night #1), p. 15.

Informações

Título: Marcada (The House of Night #1)
Título original: Marked
Autoras: P. C. Cast e Kristin Cast
Gênero: Ficção
Editora: Novo Século
Edição: 1ª ed.
Ano de publicação: 2009
Páginas: 327 p.
Sinopse: Zoey acaba de ser marcada como uma vampira, ela terá que se afastar de seus amigos e de tudo aquilo que fazia parte da sua vida até então. A menina vai se transformar em vampira e usufruir de poderes que nem imaginava possuir. Mas para isso ela precisa suportar o difí­cil perí­odo de transformação, caso contrário morrerá.

Desde que The House of Night foi lançada, alimentei o pior caso de preconceito literário que já tive. Até peguei informações sobre a série, vejam bem. Folheei os livros, li as sinopses, cheguei a ler o primeiro capítulo de Marcada. Nada me encantava. Parecia um clichê sobre vampiros mal escrito. Então, inconscientemente, fiz a promessa de que não leria a série.

Entretanto, o tempo foi passando. Tornei-me uma leitora mais ávida e curiosa. Li resenhas positivas sobre a saga das Cast e resolvi, por fim, ler Marcada. Esta é a parte em que vocês podem tirar uma com a minha cara. Tinha certeza de que esta resenha seria bastante negativa. Quem acompanhou meus comentários sobre a leitura nas redes sociais já deve saber o que está por vir.

Achei o primeiro capítulo confuso. Tudo aconteceu rápido demais. Mal temos a oportunidade de conhecer a Zoey humana e seu convívio com os amigos, pois ela logo é Marcada. E essa é minha única crítica à obra. Sem erros de gramática, narrativa enfadonha, desenvolvimento ruim... nada. Só um começo confuso. Mas, voltando à parte de ser Marcada...

No mundo de The House of Night, é assim que você vira vampiro: um vampiro Rastreador Marca você com um desenho de lua crescente na testa (além de proferir umas palavras não muito encorajadoras, a meu ver... algo como "Tua morte será teu nascimento" e tal). Após isso, imediatamente seu corpo começa a passar pela Transformação, que é um período através do qual você sofre todas as mudanças necessárias para adentrar a nova vida. A Transformação dura, em média, quatro anos. Após esse tempo, a pessoa vira um vampiro adulto e maduro. Isto é, se seu corpo não rejeitar as mudanças e ela morrer no processo.

Quando somos apresentados à família de Zoey, a genialidade de P. C. (mãe) e Kristin (filha) fica evidente. Juntas, elas conseguiram construir uma trama adolescente bem elaborada, com dramas característicos dessa fase. Foram além. O que parece, num primeiro momento, um livro bobo e comum, torna-se um conjunto de críticas à sociedade mascaradas. 

A experiência da P. C. resultou em críticas bem formuladas. Um dos alvos da autora são certos dogmas religiosos. Logo, fica o aviso: se você tem a mente fechada a outras visões religiosas, talvez não aprecie a leitura. 

A Kristin entrou com o conhecimento do cotidiano adolescente que só um jovem pode ter. Em Marcada, temos os conflitos da idade, as gírias, o modo de vida. Mãe e filha se completam, constituindo um estilo literário ímpar.

A narrativa se dá em primeira pessoa, sob o comando da Zoey. Acompanhando a jovem, somos levados à Morada da Noite (tradução brasileira para The House of Night), um internato para vampiros em Transformação. Percebemos o constante desejo da personagem em se misturar aos outros, fazer amizades verdadeiras. Ela não queria ser o centro das atenções; todavia, é justamente o que acontece. 

Zoey se mostra especial por sua Marca, que é diferente da de todos os outros alunos. Ao contrário de uma lua crescente, a lua da garota é completa. A lua completa é sinal de um vampiro adulto, que já concluiu a Transformação. O problema é que Zoey só está começando a mudar. Como poderia ela já ter a Marca de um vampiro maduro? 

Na Morada da Noite, Zoey faz vários amigos: Stevie Rae (o estereótipo de caipira estadunidense), Erin e Shaunee (personagens diferentes fisicamente, mas irmãs de alma) e Damien (homossexual. Muito bem retratado, por sinal. As escritoras estão de parabéns). Inevitavelmente, também faz inimigos. E, de quebra, ganha um possível romance com um garoto belo e talentoso. 

Então, há as aulas, os acontecimentos estranhos, as novas habilidades descobertas... Aprendemos sobre rituais pagãos, deparamo-nos com o poder dos cinco elementos e todo o esplendor do mundo vampírico. Diferentemente da maioria dos livros sobre vampiros, Marcada não foca só em amor e sangue. A mitologia da obra é forte, convincente. 

Em termos de personagens, gostei mais da Zoey, da avó da menina e da Neferet. Todas são figuras fortes e poderosas. A Deusa Nyx - personificação da noite e principal divindade dos vampiros - também é uma personagem excelente, embora pouco apareça. E o John... ah, o John! Que vontade de esganá-lo! A mãe da Zoey é a próxima da fila que quero matar. Como ela pode...?! E a Zoey é tão especial!

Ótimo livro, sem mais. Aproveitem os ganchos que deixei e corram para ler Marcada! Já conferiram a parte um do post que fiz sobre as capas da série? Não? Vão lá!

Abaixo, um Book Trailer de Marcada. É de Portugal, então não estranhem o "Casa da Noite", entre outras palavras. E evitem a comparação com Crepúsculo sugerida pelo vídeo. Tirando a parte dos vampiros, as séries não parecem mesmo.

Avaliação: ★★★★★

Merry Meet, Merry Part and Merry Meet Again! ;)

9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Fátima! Muito em breve pretendo ler House of Night. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha amore!
    Sou completamente apaixonada por essa série!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esta série, mas tenho muita vontade de o fazer! Ainda mais depois da tua resenha!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  4. Se gostou do primeiro, vai amar os outros! Pra mim do quinto em diante a série é perfeita.
    Eu li Despertada recentemente e preciiiiso de ler Destinada. Comprar na pré venda o/
    Boa sorte com a série haha tem hora que dá raiva.

    AAbraços;

    ResponderExcluir
  5. AMO ESSA SÉRIE DE LIVROS, PRECISO LOGO LER TENTADA!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que demais! *----------*
    Seu post está lindo diva <3
    Eu preciso muuuuuito ler essa série, tenho certeza que vou amar hehe :D
    É uma meta de leitura bem próxima hehe \õ
    Espero poder ler em breve ;D
    ótima resenha, meus parabéns.
    Adorei o post, super organizado e conciso. *-*
    Sucesso SEMPRE viu? Beeijão ;*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fátima!
    Retribuindo a visita. Muito obrigado pelos elogios e também críticas construtivas, claro que são bem vindas, queremos sempre melhorar, não?

    ResponderExcluir
  8. Você acredita que tenho a série inteira aqui e ainda não li?

    Eu não sei o que pensar ainda, já li muitas resenhas positivas e muitas negativas, é um caso daqueles que vou ter que ler para tirar minha conclusões, sabe?

    Por enquanto, ainda tenho dezenas de livros com maior prioridade de leitura, mas um dia vai chegar a vez dessa série e aí vou saber se vou gostar ou odiar!!

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  9. Eu também tinha certo preconceito com a saga, aquele tipico caso de "se todos lêem não deve ser tão bom", mas depois de ler essa resenha fiquei encorajada a ler.

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página