Resenha: Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar - Joseph Jacobs


Oi, pessoal!

Mês passado, a editora parceira Martin Claret enviou dois exemplares do livro Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar (um para resenha e outro para sorteio), que é o segundo volume de uma coletânea de contos de fadas celtas que a editora está lançando.

Como sou fascinada por contos de fadas e mitologia em geral, a obra foi minha escolha para resenha. 
Ela própria teria erguido a espada para matar as crianças, mas algo de seu sentimento de mulher evitou que o fizesse. Fez que fossem ao lago banharem-se, e eles obedeceram. Logo que entraram na água, ela brandiu a varinha druídica de encantamento e magia e os transformou em quatro cisnes belos e inteiramente brancos.
Conto Os filhos de Lir, p. 54.

Informações

Título: Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar (Contos de Fadas Celtas #2)
Título original: Celtic fairy tales e More celtic fairy tales (duas obras)
Autor: Seleção de Joseph Jacobs (vários autores desconhecidos)
Gênero: Fantasia
Editora: Martin Claret
Edição: 1ª ed.
Ano de publicação: 2011
Páginas: 136 p.
Sinopse: Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado. 

Fazia um tempo que procurava ler os livros dessa coletânea. Pelo que consta na orelha do livro, são quatro volumes ao todo. A saber:
  • Princesas e damas encantadas
  • Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
  • Heróis muito espertos
  • Duendes, gigantes e outros seres mágicos
Cada livro reúne contos que tratam do tema elencado no título. Como os contos são histórias isoladas, não há a necessidade de ler os volumes na ordem. Comecei pelo segundo. Futuramente, pretendo solicitar o primeiro à Martin. 

A obra que li possui dez contos celtas. Todos repletos de magia, feitiços e acontecimentos fantásticos. Com o intuito de não tornar esta resenha gigantesca, falarei sobre as histórias que mais me agradaram.

Os filhos de Lir é o quarto conto e o primeiro que realmente me agradou. Os três anteriores são deveras vagos; não conseguiram me prender. Em Os filhos de Lir, encontramos uma feiticeira malvada, que transforma os filhos de Lir em quatro cisnes, conservando-lhes a habilidade de cantar. Nesse conto, deparamo-nos com diversos elementos da cultura celta, como druidas e demônios do ar.

A dama do cavalo e Powel, o príncipe de Dyfed é o conto seguinte, do qual gostei bastante. Há mistério, muita magia, amor, maldade e empatia. São contadas duas histórias num único conto: como Powel conseguiu a mão da dama e o mistério do desaparecimento do filho do casal.

Morraha é o oitavo conto. Após perder um jogo, o personagem principal é obrigado a cumprir uma busca. Para completá-la, terá de fazer uso de sua sagacidade e inteligência. Viajará por lugares desconhecidos, à procura de uma história e um objeto poderoso.

Por fim, também gostei do penúltimo conto, As mulheres de chifres. Penso ser o menor de todos os contos - possui somente cinco páginas. A história gira em torno de bruxaria. Uma mulher tem sua casa invadida por doze feiticeiras com chifres. As mulheres fazem várias maldades e exploram sua anfitriã. A dona de casa terá de recorrer a meios pouco comuns para se livrar da ameaça.

E esses são alguns dos contos encontrados no livro. Até certo ponto, parecem com os contos de fadas que nos são familiares. Todavia, o livro está repleto de elementos da cultura celta, o que torna suas narrativas únicas. 

A diagramação é excelente. As letras têm um bom tamanho, praticamente não há erros gramaticais e existem figuras lindas adornando cada capítulo. Além disso, o prefácio da Taís Gasparetti é bem bacana. Dá uma visão interessante sobre os contos de fadas antigamente e nos dias de hoje.

Como aspecto negativo e razão pela qual não dei uma nota melhor ao livro, cito alguns contos que considerei meio confusos e sem grandes significados. 

No geral, uma leitura rápida e agradável. Não irá mudar sua vida, porém propiciará boas horas de lazer.

Avaliação: ★★★☆☆

* * * * *

E aí, quer ganhar esse livro e outras ótimas obras da Martin Claret? Não se esqueça de participar da Promoção Especial Martin Claret, que já acaba próxima semana!

6 comentários:

  1. Eu adoro historia, mitologia, contos de fadas, esse livro me chamou bastante atenção. Eu adoro os livros da Martin claret, tenho vários classicos da editora.

    ResponderExcluir
  2. Já li este livro e achei muito bom, sou fascinada por contos que envolvam magia, e a cultura Celta dá um toque bem especial as histórias!
    Adorei a resenha!
    Bjus
    Paty Algayer
    http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Sei lá, nunca gostei de livros de contos. Muito pelo contrário, eu sempre prefiro livros em série (tipo ROA que tem uns 10....kkkkkk). Não gosto quando a história acaba, bate akele vazio sabe!?
    Mas a capa é bem bonita, ela tem um ar meio mistico.

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu sou viciada em contos - acho que é uma das melhores maneiras de conhecer a cultura de um povo *-*
    Eu já tinha lido outras resenhas desse livro e ele parece ótimo - quero muito ler =D Acho que é uma constante em livros de contos que alguns não sejam tão bons quanto os outros! Mas o que acho mais bacana no final das contas é que essa classificação muda completamente de pessoa para pessoa =D hahaha

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  5. Essa Editora tem muitos clássicos. Adoro! A temática de bruxas tb. E esse me parece bem legal. Adorei saber mais. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tô louca pra ler esse livro :) Ele chegou no blog há um tempinho, espero que seja uma das minhas proximas leituras... :) beijão

    Academia de Leitura

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página