Olá,
galera! Tudo bem com vocês?
Este
post tem como intuito falar um pouco sobre uma série da famosa
escritora de romances Meg Cabot. Não, não me refiro a O Diário da
Princesa, a série mais famosa da Meg. Estou falando da minha série
favorita da escritora, A Mediadora. Quero apresentar os livros a
vocês, além de discutir a influência de Crepúsculo na mudança
das capas da série.
A Mediadora é composta por seis volumes. A seguir, a primeira edição de cada um.
“Nunca julgue um livro pela capa, pois o seu conteúdo pode ser surpreendente!”
Artur C Martins
Mas essas capas são de 2000. São simples, sim. Todavia, retratam bem a temática da história: uma garota que pode ver e conversar com fantasmas. Isso está claro nas capas, não?
Bem, A Mediadora não tinha como prever o fenômeno que estava prestes a nascer e que traria importantes repercussões até mesmo na diagramação dos livros. Sim, estou falando de Crepúsculo, de Stephenie Meyer. Foi a explosão dos vampiros e, por extensão, dos seres sobrenaturais no mundo literário. Aí, A Mediadora teve uma segunda edição (da capa).
Agora, a Galera Record caprichou. Admito que as capas estão bem mais bonitas. Inclusive, como já tinha metade da coleção com a capa antiga, fiquei morrendo de raiva. Comprei o restante da série com a capa nova. Deveria haver re-embolso de capas, rs.
Mas, convenhamos. Olhando para a capa de A Terra das Sombras (1º volume), dá para imaginar que a série é sobre fantasmas? Parece que é sobre vampiros. O Efeito Crepúsculo, definitivamente. Afinal, a editora renovou as capas mais ou menos no período em que Edward e Bella mais faziam sucesso. Isso, meus caros, chama-se jogada de marketing.
Há não muito tempo, foi lançada uma versão de bolso da série, no estilo vira-vira (um livro de um lado, outro do outro, de cabeça para baixo). Não preciso dizer que a coleção está num preço bem mais acessível, confere?
Há não muito tempo, foi lançada uma versão de bolso da série, no estilo vira-vira (um livro de um lado, outro do outro, de cabeça para baixo). Não preciso dizer que a coleção está num preço bem mais acessível, confere?
O engraçado é que a edição de bolso me lembra de duas outras séries sobre vampiros. Será se vocês conseguem adivinhá-las?
Olhe esses símbolos nas capas, semelhantes a tatuagens. Não sei quanto a vocês, mas logo me veio à mente The House of Night. E a ideia de colocar só metade do rosto no canto da capa? Qual é, vocês sabem! Diários do Vampiro (da própria Record, pelo menos)!
Coincidência? Não sei. Pode ser imaginação minha. Contudo, uma coisa é certa: as capas de A Mediadora, assim como de várias outras coleções, foram atingidas pelo Efeito Crepúsculo. Não culpo a editora. Os livros ficaram mais bonitos e, certamente, venderam mais.
Achei interessante...
ResponderExcluirEmbora não tenha gostado nenhuma vírgula da Série Crepúsculo, eu li ela quase que toda.
Parei no Amanhecer porque achei muito torturador rsrs
.
Mas ao que parece, essa série é um pouco melhor fundada do que o crepúsculo =]
Já havia escultado algumas coisa sobre a séria e parece ser bem legal! As capas brasileira da segunda edição são as mais bonitas sem dúvida. Na verdade não gostei muito da norte-americana! Legal saber mais sobre a saga, quem sabe no futuro eu não leia ela! (:
ResponderExcluirEstou seguindo seu blog, abraço!
O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/
Oi ..
ResponderExcluirJá ouvi falar muito dessa série, mas não tenho vontade de lê-la, rs.
As capas novas são bem mais bonitas mesmo, mas que pena que não tem muito a ver com a história =/
João Victor
Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com/
Olá, Thiago!
ResponderExcluirA Mediadora é bem melhor que Crepúsculo, a meu ver. Não há como comparar. Suzannah tem uma personalidade forte, corajosa e decidida. Jesse (o par romântico fantasma dela) é teimoso e fofo, mas longe de ser um Edward.
A série é bem fundada. Tem um clima sobrenatural interessante. Não assusta, mas merece o nome de sobrenatural. É uma das minhas séries favoritas. *----*
Ei, Will, como vai?
Leia a série. Você não irá se arrepender. É ótima!
Olá, João Victor!
ResponderExcluirVou já retribuir a visita!
Gosto muito de A Mediadora. Conheci-a antes da enxurrada de séries sobrenaturais e, até agora, mal achei páreo para ela. Super recomendo!
AHHHHHHH A Mediadora faz parte da minha pré-adolescência. Faz uns 4 anos que li a série e eu AMO as capas antigas (Não preciso dizer que odeio as novas né). O JESSE <3 IUHAIUHEUIA tudo de bom. Adoro a Meg, e ontém foi aniversário dela *-*
ResponderExcluir